Anathema – Carioca Club, São Paulo – 02/02/2018

Por Rogério Talarico
Fotos gentilmente cedidas por
Bárbara Martins

Após quase um ano do último acústico realizado pelo ótimo Daniel Cavanagh no país, o guitarrista retornou ao Brasil acompanhado por seu irmão Vincent Cavanagh e pelo baixista Duncan Patterson para um show em formato acústico celebrando os 20 anos de lançamento do icônico álbum “Alternative 4”, lançado em 1998.

Com a pontualidade britânica, Daniel subiu ao palco às 19h com seu violão na mão e iniciou os primeiros acordes da bela “Springfield”, que é originalmente cantada pela ótima Lee Douglas. Ao término, Vincent Cavanagh apareceu e foi ovacionado. Sorridente, o vocalista cumprimentou seu público e logo no início do show presenteou os fãs com “Untouchable (Part 1)” e “Untouchable (Part 2)”, possivelmente as mais aguardadas da noite. Daniel não apenas tocava e fazia os vocais de apoio como também fazia partes acústicas através do corpo de seu violão, tocava teclado e interagia a todo momento com os fãs, clamando palmas ou atenção.

Após “One Last Goodbye”, a banda convidou Duncan para o palco para tocar algumas músicas do álbum em comemoração, que foi gravado e composto também pelo baixista, antes de sua saída da banda, no mesmo ano de lançamento. Ao todo foram tocadas cinco músicas deste CD, com destaque para “Fragile Dreams”, a curta “Shroud of False” e “Lost Control”. Ducan continuou no palco e juntamente com os irmãos Cavanagh e executou também mais quatro músicas do álbum “Eternity” lançado em 1996, sendo as ‘3 partes’ da música Eternity e bela canção “Angelica”. Antes do trio sair do palco, executaram um cover de “Hope” (Roy Harper).

A banda foi tão rápida no retorno ao palco que não pode nem ser considerado um “bis” da apresentação. Vincent logo pegou seu microfone e sorrindo se desculpou, falando que esqueceram de tocar algumas músicas programadas para o ínico do show e iniciou então “Are You There?” e a sombria “Flying” que teve um ótimo coro feito pelo público, outro ponto alto do show. Com mais 2 tributos a banda finalizou sua apresentação após 1h40min com “Eleanor Rigby” dos Beatles e com uma ótima releitura de “Comfortably Numb” do Pink Floyd.

Sem dúvidas esta apresentação acalentou os fãs mais antigos que além de contar com Duncan, um dos principais compositores dos primeiros álbuns do Anathema, presenciaram o trio executar músicas que pouco são tocadas e em um formato completamente intimista.

Set List:
Springfield
Untouchable (Part 1)
Untouchable (Part 2)
Thin Air
One Last Goodbye
Fragile Dreams
Shroud of False
Lost Control
Destiny
Inner Silence
Eternity Part I
Eternity Part II
Eternity Part III
Angelica
Hope (Roy Harper cover)

Encore:
Are You There?
Flying
Eleanor Rigby (The Beatles cover)
Comfortably Numb (Pink Floyd cover)

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter