Nightwish e Beast in Black conquistam público paulistano em extensa apresentação

Após duas apresentações adiadas devido a pandemia da COVID-19, finalmente os finlandeses do Nightwish retornaram ao Brasil para 2 datas, sendo a primeira na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) e a segunda, na terra da garoa (São Paulo) e essa última, com cobertura da MetalConcerts.net!!!

Divulgando “Human. :II: Nature”, seu último lançamento, a banda veio ao Brasil desfalcada, sem uma das figuras mais importantes, o baixista Marko Hietalla, que deixou o Nightwish em 2021. Em substituição, Jukka Koskinen integrou o grupo que possui em sua formação o tecladista Tuomas Holopainen, o guitarrista Emppu Vuorinen, o baterista Kai Hahto, o multi-instrumentista Troy Donockley e a bela Floor Jansen nos vocais.

Por volta das 22h, o Espaço Unimed foi tomado pela introdução de “Noise” com o sexteto entrando ao palco, que continha um grandioso telão dividido em 3 partes. Não dá mais para chamar a vocalista Floor de nova integrante, pois já está à frente do grupo oficialmente desde 2013. Todo este tempo já contribuiu para que ela deixasse sua marca não somente as novas canções como  a pesada “Tribal” que conta até mesmo com guturais executados por ela como até mesmo nas músicas da era “Anette Olzon” como “Storytime” e as clássicas “Sleeping Sun” e “Dark Chest of Wonders” da era “Tarja Turunen”, não ficando aquele stigma das antecessoras frontwomans.

Que Jansen conseguiu preencher bem a posição de vocalista isso não há dúvidas, mas certamente Hietala fez muita falta, até mesmo na escolha da setlist executada, que para quem viu a banda pela primeira vez, sentiu falta das clássicas “Wish i Had an Angel” e “The Islander”, além da inegável presença de palco do antigo baixista. Como destaque, o tecladista Tuomas agora ocupa o centro do palco e conseguiu atrair muita atenção para si e os solos de teclado. É inegável que um dos momentos altos do show foi a canção “Nemo”, um de seus maiores hits, além do momento acústico em que foi executado a bela “How’s the Heart?”, cantada apenas por Floor e Troy presentes no palco.

Outro grande momento foi em “Ghost Love Score” devido ao épico final existente, interpretado de forma única pela exímia vocalista. Com 2h20min de apresentação, o grupo finalizou com “The Greatest Show on Earth” – canção esta que possui 25 minutos de duração e trata sobre a origem da vida e do planeta terra-, de forma impar mais uma passagem por terras paulistas e, ovacionados, agradeceram o público, reverenciando os presentes.

Beast in Black

A abertura da apresentação ficou a cargo da banda Beast in Black. Os brazucas da Armored Down estavam anteriormente escalados para ‘o esquenta’, porém devido ao encerramento das atividades do grupo, foram substituídos pelos gringos, que possuem origem finlandesa-greco-húngara.

Para animar a noite dos paulistanos, o quinteto capitaneado por Yannis Papadopoulos subiu ao palco por volta das 20h30min, abrindo sua apresentação com “Blade Runner”, do disco “Dark Connection” lançado em 2021. Apesar do recente lançamento, o grupo preferiu tocar mais canções de seu segundo álbum, “From Hell with Love” (2019), como a homônima “From Hell With Love”, “Cry Out for a Hero” e “No Surrender” e acertaram em cheio nessas escolhas, e prova disso foi o coro entoado em uníssono pela plateia, entoando o nome da banda no prelúdio de “End of the World”.

Antes de sair do palco, o quinteto ainda informou ao público que retornará ao país na primeira edição do festival alemão Sumer Breeze Open Air que será realizada por aqui, em Abril de 2023.

SetList Nightwish:

Noise / Planet Hell / Tribal / Élan / Storytime / She Is My Sin / Sleeping Sun / 7 Days to the Wolves / Dark Chest of Wonders / I Want My Tears Back / Ever Dream / Nemo / How’s the Heart? (Acústica) / Shoemaker / Last Ride of the Day / Ghost Love Score / The Greatest Show on Earth

Set List Beast in Black:

Blade Runner / From Hell With Love / Beast in Black / Born Again / Cry Out for a Hero / Moonlight Rendezvous / Sweet True Lies / No Surrender / Die by the Blade / One Night in Tokyo / Blind and Frozen / End of the World

Creditos das fotos: Rafael Strabelli

Agradecimentos ao Cóstabile Salzano Jr. da The Últimate Music pela atenção e credenciamento.

Rogério Talarico

Learn More →